pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

25 de Novembro de 1975: quando Danny Kaye substituiu o PREC

A 25 de Novembro, forças radicais do MFA tentam ocupar a base militar de Tancos. Em resposta, um grupo operacional de militares, chefiado por Ramalho Eanes, liquida a revolta. Encerra-se um capítulo decisivo da história de Portugal e Pinheiro de Azevedo anuncia: "chegou a hora dos partidos políticos".

25 de Novembro de 2015 às 00:01
  • Partilhar artigo
  • ...

Para muitos portugueses o 25 de Novembro de 1975 está guardado no pequeno ecrã televisivo, quando a imagem do capitão Duran Clemente, que estava dar uma palestra sobre as virtudes do socialismo revolucionário que pretendia implementar em Portugal, foi substituída pelo filme "O Bobo da Corte" com Danny Kaye. A tensão militar e o clima de quase guerra civil era suavizado por uma comédia.

A RTP, ocupada pelas forças da Escola Prática de Administração Militar, ligada aos sectores revolucionários da esquerda, deixava de emitir do Lumiar e passava a estar nas mãos das forças leais ao presidente 

Costa Gomes e ao grupo militar "moderado" a ele ligado e que estava em Belém: Melo Antunes, Vasco Lourenço, Jaime Neves (comandante dos Comandos da Amadora), Ramalho Eanes, Garcia dos Santos, Tomé Pinto e Loureiro dos Santos.

"O Bobo de Corte" é um filme de 1965 protagonizado por Danny Kaye.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio