Alcochete pode mudar traçado do TGV e forçar duas pontes
O estudo da CIP que defende Alcochete realça a necessidade de construir duas novas pontes e fazer um traçado diferente para a Alta Velocidade.
O estudo da CIP foi apresentado no final de Outubro e dava conta de duas soluções para a Terceira Travessia do Tejo: uma entre o Beato e Trafaria (em túnel ou ponte, as duas hipóteses estavam previstas) e outra, rodoviária entre Algés e Trafaria, que José Manuel Viegas afirma ter um custo semelhante ao tabuleiro rodoviário que se pretende construir na travessia Chelas-Barreiro (estimado em cerca de 500 milhões de euros).
Mas o responsável afirma que qualquer a solução entre o Beato e Trafaria poderia poupar entre 30 a 40% do valor da travessia Chelas-Barreiro.
Viegas acredita numa poupança da ordem dos 700 ou 800 milhões.
A maior desvantagem desta ponte, de acordo com as conclusões do estudo de acessibilidades, é ter um acesso mais dificultado aos fundos comunitários, por ainda estar atrasada.
Viegas defendia ainda que esta localização permite o fecho do anel CRIL (Circula rRegional Interior de Lisboa), CRIPS (Circular Regional Interna da Península de Setúbal) e Vasco da Gama.
Os responsáveis do estudo acreditavam que a localização no campo de tiro de Alcochete não apresenta problemas ambientais, nem de contaminação do aquífero que existe perto daquela zona, nem de migração das aves.
Uma das maiores vantagens de Alcochete segundoos responsáveis, são as poupanças a nível da terraplanagem e colocação de estacas, bem comode reestruturação das redes e infra-estruturas e nas expropriações, que não são necessárias em Alcochete.
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