pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bancos espanhóis vão ajudar governo de Espanha a resgatar as comunidades

O tesouro espanhol vai reembolsar directamente 4 mil milhões de euros para ajudar as regiões autónomas que precisam de assistência. É a entidade que menos contribui para o fundo de ajuda às comunidades: os bancos vão ficar responsáveis por 8 mil milhões. Isto numa altura em que também a banca está a ser ajudada.

27 de Julho de 2012 às 12:07

São 18 mil milhões de euros aqueles que estarão incluídos no mecanismo de assistência financeira às comunidades, o Fundo Autónomo de Liquidez, que as permite manter solventes apesar de estarem com o acesso aos mercados praticamente fechado.

Um grupo de bancos nacionais acordou financiar em 8 mil milhões de euros as regiões, segundo indicou o secretário de Estado de Economia espanhol, Fernando Jiménez Latorre, citado pela Reuters. Isto numa altura em que vários bancos estão, também, a ser alvo de assistência financeira para se recapitalizarem.

O que, de acordo com a mesma fonte, ajuda a reduzir a pressão sobre o tesouro de Madrid, que também ele tem enfrentado dificuldades em financiar-se. O tesouro espanhol vai, directamente, ficar com um encargo de 4 mil milhões de euros, a que se junta um empréstimo de 6 mil milhões da empresa estatal Loterías.

É certo que este fundo já tem três regiões para ajudar. A comunidade valenciana deu o “tiro de partida” ao confirmar que iria pedir ajuda ao governo central das regiões na semana passada, a que se seguiu Múrcia e Catalunha. O “El País” fala em outras regiões como as Baleares ou as Canárias. Ao acederem a este mecanismo de ajuda, as regiões terão de aceitar regras orçamentais mais restritas para equilibrarem as suas contas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio