Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos espanhóis vão ajudar governo de Espanha a resgatar as comunidades

O tesouro espanhol vai reembolsar directamente 4 mil milhões de euros para ajudar as regiões autónomas que precisam de assistência. É a entidade que menos contribui para o fundo de ajuda às comunidades: os bancos vão ficar responsáveis por 8 mil milhões. Isto numa altura em que também a banca está a ser ajudada.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 27 de Julho de 2012 às 12:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...
Já se sabe como é que as comunidades autónomas de Espanha vão ser resgatadas. Quase metade do encargo fica sob responsabilidade de um grupo de bancos.

São 18 mil milhões de euros aqueles que estarão incluídos no mecanismo de assistência financeira às comunidades, o Fundo Autónomo de Liquidez, que as permite manter solventes apesar de estarem com o acesso aos mercados praticamente fechado.

Um grupo de bancos nacionais acordou financiar em 8 mil milhões de euros as regiões, segundo indicou o secretário de Estado de Economia espanhol, Fernando Jiménez Latorre, citado pela Reuters. Isto numa altura em que vários bancos estão, também, a ser alvo de assistência financeira para se recapitalizarem.

O que, de acordo com a mesma fonte, ajuda a reduzir a pressão sobre o tesouro de Madrid, que também ele tem enfrentado dificuldades em financiar-se. O tesouro espanhol vai, directamente, ficar com um encargo de 4 mil milhões de euros, a que se junta um empréstimo de 6 mil milhões da empresa estatal Loterías.

É certo que este fundo já tem três regiões para ajudar. A comunidade valenciana deu o “tiro de partida” ao confirmar que iria pedir ajuda ao governo central das regiões na semana passada, a que se seguiu Múrcia e Catalunha. O “El País” fala em outras regiões como as Baleares ou as Canárias. Ao acederem a este mecanismo de ajuda, as regiões terão de aceitar regras orçamentais mais restritas para equilibrarem as suas contas.
Ver comentários
Saber mais Espanha bancos comunidades Loterías
Outras Notícias