pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Cerca de 14% da comida produzida no mundo é desperdiçada antes de chegar às lojas

Em todo o mundo, foram perdidos cerca de 400 mil milhões de dólares em comida, antes de ser sequer entregue nas lojas, de acordo com um relatório das Nações Unidas. Ásia, América do Norte e Europa são as regiões que mais desperdiçam.

Os portugueses vão menos ao supermercado? Compram menos comida?
Os portugueses vão menos ao supermercado? Compram menos comida?
14 de Outubro de 2019 às 13:15

Cerca de 14% da comida produzida a nível mundial foi desperdiçada, em 2016, antes de chegar aos postos de venda, segundo um relatório da organização de agricultura e comida das Nações Unidas. Os países das regiões da Ásia, América do Norte e Europa são os que mais desperdiçam.

"Desperdiçar comida significa uma grande pressão sobre o meio ambiente e uma utilização de recursos naturais desnecessária para a produzir", disse Qu Dongyu, diretor da organização que elaborou o estudo, à Bloomberg, acrescentando que "significa essencialmente que os recursos terrestres e hídricos foram desperdiçados, e os gases de efeito estufa foram emitidos sem nenhum propósito".

O desperdício de alimentos está em foco devido à contribuição para a emissão de gases de efeito de estufa e estima-se que mais de 820 milhões de pessoas em todo o mundo passem fome. Os líderes mundiais comprometeram-se a diminuir o desperdício para metade no retalho.

Segundo o estudo, não são só as retalhistas alimentares que estão por detrás do desperdício alimentar. Estima-se que os próprios consumidores deitem ao lixo cerca de 37% de produtos de alimentos com origem animal e um quinto das frutas e vegetais produzidos em todo o mundo.

Nesta problemática sobre o desperdício alimentar, o mundo divide-se em dois: se por um lado, nos países mais ricos e industrializados, o nível de desperdício é elevado, devido ao mau planeamento por parte das empresas e dos consumidores; por outro, os países mais pobres lutam para conseguir eliminar a fome entre os cidadãos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio