pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Coimbra mantém medidas até sábado. Governo acelera nova barragem

Esta quarta-feira o mau tempo atingiu uma nova fase com a rutura de um dique no Mondego junto à autoestrada que liga Lisboa e Porto (A1), que foi cortada em ambos os sentidos numa extensão de nove quilómetros. Medidas preventivas em Coimbra manter-se-ão até sábado.

Maria da Graça Carvalho, Luís Montenegro e José Veríssimo, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, avaliaram o impacto das inundações.
Maria da Graça Carvalho, Luís Montenegro e José Veríssimo, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, avaliaram o impacto das inundações. Paulo Novais Lusa/EPA
22:06

Num dia em que as situações mais complicadas ocorreram na região de Coimbra, a rutura de um dique no rio Mondego levou mesmo, durante a tarde, à interrupção da circulação na principal autoestrada do país numa extensão de nove quilómetros.

Ao final do dia, numa conferência de imprensa em que estiveram presentes o Presidente da República, o primeiro-ministro, a ministra do Ambiente, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e os autarcas de Coimbra e Montemor-o-Velho, a mensagem foi de que não há motivos para alarmismos, mas que a vigilância e a preparação não pode afrouxar.

Luís Montenegro indicou que apesar de se prever uma melhoria das condições meteorológicas para hoje, na sexta-feira deverá ocorrer novo agravamento. Assim, apelou a que todos respeitem as indicações das autoridades, nomeadamente na retirada das suas habitações.

O líder do Governo - que agora tutela a Administração Interna - disse que as cheias são lentas mas o “escoamento das águas ainda será mais lento”. E, alertou que podem haver mais ruturas no dique.

Barragem acelerada

A situação deixou a nu que as duas barragens atuais “não são suficientes” para controlar o caudal do Mondego, , adiantou a ministra do Ambiente. O concurso deverá ser lançado até final de março.

Nesse sentido, o Executivo fixou o prazo máximo de final de março para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para lançar o procedimento.

Evacuações em Coimbra mantêm-se até sábado

A presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, frisou que as zonas evacuadas no concelho irão manter-se nessa situação até uma reavaliação na manhã de sábado.

A autarca salientou ainda o auxílio prestado pelos militares, referindo que “o Exército e os Fuzileiros chegaram a nós sem os termos chamado”.

Marcelo diz que também há riscos noutros locais

Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de lembrar que este não foi “um fenómeno isolado” e que já se sabia que “mais dia menos dia” iria haver cheias.

O chefe de Estado lembrou que a prevenção começou com o diálogo com Espanha. E terminou com uma mensagem de incentivo: “é vencível. Tanto quanto a natureza é vencível. Nunca, nunca desanimar”. “Estamos a responder bem. Estamos a responder o melhor que é possível”, concluiu.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio