pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Galp compra unidade grossista da BP em Espanha (act)

A Galp Energia anunciou hoje o acordo de compra da BP Enertica, subsidiária da petrolífera britânica para o mercado de «whole sale» (grossista) em Espanha, anunciou a empresa portuguesa. A operação irá permitir que a Galp triplique a sua presença no merca

02 de Junho de 2004 às 13:09

A Galp Energia anunciou hoje o acordo de compra da BP Enertica, subsidiária da petrolífera britânica para o mercado de «whole sale» (grossista) em Espanha, anunciou a empresa portuguesa. A operação irá permitir que a Galp triplique a sua presença no mercado espanhol, nesta área, em dois anos.

Com esta aquisição a Galp vai vender gasolina e gasóleo (rodoviário, agrícola e de aquecimento), para a carteira de grandes e médios clientes da BP em Espanha. Neste mercado, a britânica controlava 30 mil «médios» clientes (urbanizações, agricultores e pequenas frotas) e 1.500 «grandes» clientes nos segmentos agrícolas e industrial.

Assim, a Galp adiciona a carteira de clientes empresariais da BP neste segmento, aumentando a sua quota grossista de 9 para 11% no mercado espanhol.

A Galp não quis especificar o valor de compra. António Mexia disse somente que são «dezenas de milhões de euros» e que o investimento já estava previsto no orçamento. Também não foi avançado porque razão a britânica optou pela venda dos activos. Segundo tem sido dito, a BP está a desinvestir em toda a Europa nesta unidade de negócio.

Em conferência de imprensa, António Mexia, presidente executivo da Galp Energia detalhou que esta operação vai mesmo permitir uma duplicação das vendas em litros face a 2003. Em 2001, a empresa vendeu 450 milhões de litros para os clientes empresariais em Espanha e vai passar a facturar 1,7 mil milhões de litros já este ano, com a unidade da BP.

Compra garantia de reservas estratégicas

Compra garantia de reservas estratégicas

Além da compra da carteira de clientes empresariais, a Galp Energia assegurou no acordo que a BP garanta as reservas obrigatórias de combustível conforme está estipulado na lei.

Em Espanha, uma petrolífera terá que ter reservas para 60 dias. Ficam assim garantidas as reservas relativas ao reforço da carteira de clientes no mercado espanhol.

Posição equilibrada na Península Ibérica

Posição equilibrada na Península Ibérica

Aos jornalistas, Mexia fez referência à importância do negócio concretizado que teve outros interessados. «É uma alteração radical» da posição que a Galp tinha em Espanha. Nos últimos dois anos, o grupo reforçou no retalho e agora no negócio grossista.

No retalho, como lembrou, a Galp Energia trocou postos de combustível com a Total, com a Cepsa e com a Agip para aumentar a sua presença nesta área. E comprou 5% da CLH.

No mercado grossista, com esta operação concretizada, esta manhã, em Madrid, Mexia salienta que a Galp «terá uma posição equilibrada» na Península Ibérica. Passará a vender mais de 1,2 mil milhões de litros em Espanha, igual às vendas em Portugal.

EBITDA cresce cinco milhões de euros

EBITDA cresce cinco milhões de euros

Esta aquisição vai ter impacto no EBITDA anual da Galp Energia, confirmou o presidente executivo da petrolífera nacional.

Desta forma, o grupo duplica o valor do EBITDA no «whole sale» em Espanha, disse Mexia.

O valor do EBITDA cresce dos anteriores 4,8 milhões de euros em 2003 para 10,4 milhões. A Galp pensava que o EBITDA deste segmento de mercado em Espanha atingisse os 5,7 milhões de euros.

A BP Enertica facturou, no ano passado, 260 milhões de euros e registou lucros antes de impostos de quatro milhões de euros, segundo dados da empresa. As vendas da unidade da britânica ficaram nos 600 milhões de litros em 2003.

Para esta área, a Galp tinha criado uma unidade de negócio, a Galp Empresa que detinha a Servi Express que tinha mil «grandes clientes» com um EBITDA de 4,9 milhões de euros.

*Correspondente em São Paulo. A jornalista viajou a Madrid a convite da Galp.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio