"É plausível que Portugal volte a crescer ainda em 2012"
Portugal será o único país desenvolvido que estará em recessão neste e no próximo ano. Mas os economistas da OCDE que acompanham de perto a economia portuguesa acreditam que a actividade pode começar a recuperar ainda em 2012.
Ao Negócios, David Haugh e Álvaro Pina explicam que esta é uma previsão que envolve riscos equilibrados. A economia pode contrair mais do que 2,1% neste ano e 1,5% em 2011 – como prevê a OCDE, no âmbito das novas previsões hoje divulgadas – caso o crédito se torne mais caro e escasso, provocando recuos ainda mais amplos no investimento e no consumo privado. A observância do mesmo receituário será também “fundamental” para combater o desemprego que, recordam os economistas, é explicado em larga medida por factores estruturais, anteriores à crise financeira internacional. A economia portuguesa continuará a contrair-se ao longo dos próximos meses, mas “em 2012 o ritmo da contracção deverá ser menos intenso e o regresso no final do ano a um crescimento trimestral positivo, ainda que modesto, é plausível”.
Ao Negócios, David Haugh e Álvaro Pina explicam que esta é uma previsão que envolve riscos equilibrados.
A economia pode contrair mais do que 2,1% neste ano e 1,5% em 2011 – como prevê a OCDE, no âmbito das novas previsões hoje divulgadas – caso o crédito se torne mais caro e escasso, provocando recuos ainda mais amplos no investimento e no consumo privado.
Mais lidas