Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sites de serviços públicos estão a enviar dados para a Google

Serviço Nacional de Saúde, PSP ou Parlamento estão a fornecer dados de navegação ao Google para exploração de campanhas publicitárias, em alguns casos sem consentimento. Especialistas falam em violação grosseira da lei.

Negócios jng@negocios.pt 25 de Junho de 2021 às 08:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
Os websites de vários serviços do Sistema Nacional de Saúde, da Assembleia da República, do SIRP, da GNR e PSP e do Ivaucher, bem como o Autenticacao.gov.pt têm disponibilizado dados dos cidadãos portugueses para exploração comercial da Google e de outras marcas ligadas à publicidade.

Segundo escreve o Expresso na edição desta sexta-feira, 25 de junho, além de dados de tráfego, como os que são recolhidos pelo serviço Google Analytics, os endereços SNS24.pt e SNS.gov.pt recolhem dados - tão sensíveis quanto os usados para agendamento de vacinas covid-19 e solicitação de medicamentos para o VIH - para campanhas publicitárias através do serviço Doubleclick.

O semanário usou algumas ferramentas de monitorização de tráfego que permitiram apurar que os sites da Assembleia da República, SIRP, GNR e PSP, Ivaucher.pt e Autenticação.gov.pt também permitem exploração comercial de dados de navegação dos cidadãos.

Os especialistas ouvidos pelo mesmo jornal falam em "violação grosseira da lei".
Ver comentários
Saber mais Tecnologias dados Google Estado Portugal SNS saúde PSP Parlamento
Outras Notícias