Três maiores bancos gregos participaram na recompra de dívida
National Bank of Greece, Alpha Bank e Eurobank Ergasias são três dos quatro maiores bancos da Grécia, que no total detêm cerca de 15 mil milhões de euros em dívida grega. Há ainda oito mil milhões no fundo de pensões público da Grécia.
PUB
Ainda não há resultados oficiais da operação, que decorreu entre segunda-feira e as 17h (hora de Lisboa) desta sexta-feira, mas os três bancos já emitiram comunicados a dar conta da sua participação.
PUB
O Hellenic Postbank e o Attica Bank também já indicaram a participação, ao passo que o Piraeus Bank, o quarto maior banco grego recusou comentar para já, segundo a Bloomberg.
No âmbito das medidas acordadas no Eurogrupo de 26 de Novembro, e que visam cortar o “stock” de dívida pública da Grécia, o país vai receber um empréstimo de 10 mil milhões de euros do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) para, com esses recursos, recomprar até esse montante em dívida que está em mãos privadas.
PUB
Os bancos entregam os seus títulos ao preço de desconto a que estão no mercado (descontos que ascendem a dois terços em alguns casos) e recebem bilhetes a seis meses do FEEF. Comprando a desconto aquilo que teriam de reembolsar na totalidade, o Estado grego consegue reduzir o “stock” de dívida.
PUB
Depois da reestruturação de dívida de Fevereiro, estima-se que apenas 62 mil milhões da dívida grega esteja em bancos privados, com a maior parte da dívida total nas mãos de credores oficiais, como o BCE, o FMI e os países europeus.
Mais lidas
O Negócios recomenda