Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública baixa ligeiramente em Setembro

A dívida pública baixou ligeiramente em Setembro, depois de ter subido em Julho e Agosto.

Tiago Varzim tiagovarzim@negocios.pt 02 de Novembro de 2018 às 11:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
A dívida pública baixou 314 milhões de euros em Setembro para os 248,96 mil milhões de euros. O endividamento das administrações públicas tinha subido nos últimos dois meses, atingindo os 249,3 mil milhões de euros em Agosto. Os dados foram divulgados esta sexta-feira, 2 de Novembro, pelo Banco de Portugal. 

"Para esta diminuição contribuiu essencialmente o decréscimo dos títulos de dívida em 0,6 mil milhões de euros, compensado parcialmente pelo aumento de certificados do Tesouro e outros depósitos junto das administrações públicas", explica o banco central em comunicado.
Os depósitos efectivamente aumentaram 900 milhões de euros. Desta forma, a dívida pública líquida de depósitos baixou 1,2 mil milhões de euros, fixando-se nos 223,7 mil milhões de euros. Significa isto que o Estado tinha, até Setembro, uma almofada financeira na ordem dos 25 mil milhões de euros.

É expectável que o endividamento público continue a baixar até ao final do ano, principalmente em Novembro. Nesse mês, segundo os boletins do IGCP, será amortizado uma linha de 2.059 milhões de euros de Bilhetes do Tesouro. 

Recorde-se que, com uma série de revisões feitas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no crescimento económico dos últimos três anos, a dívida pública encerrou 2017 nos 124,8% do PIB, rácio inferior ao que anteriormente era estimado.

No primeiro semestre de 2018, a dívida pública fixou-se em 124,9% do PIB, ligeiramente acima do final do ano anterior. Tal deve-se à concentração da maior parte das idas ao mercado por parte do IGCP no início do ano para fazer face às necessidades de financiamento das administrações públicas.

O rácio do terceiro trimestre só deverá ser conhecido mais tarde, depois da estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o PIB desse mesmo período. 

A meta do Governo, actualizada na proposta do Orçamento do Estado para 2019, é de diminuir o rácio da dívida pública para os 121,2% do PIB em 2018 com a economia a crescer 2,3%. 

(Notícia actualizada pela última vez às 11h22)
Ver comentários
Saber mais dívida pública dívida endividamento público banco de portugal
Mais lidas
Outras Notícias