pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ministro das Finanças afasta revisão do défice para acomodar medidas da oposição

João Leão sublinha que, desde que está no Governo, nunca houve uma revisão do cenário macroeconómico depois da entrega da proposta no Parlamento.

João Leão OE2022
João Leão OE2022 Mariline Alves
15 de Outubro de 2021 às 11:05

O ministro das Finanças afastou esta sexta-feira a revisão da meta do défice inscrita no Orçamento do Estado para 2022, para acomodar as medidas que os partidos estão a negociar.

"Não me lembro de ter havido uma alteração do cenário macroeconómico", afirmou João Leão numa conferência organizada pelo ISEG e pelo jornal digital Eco. "Dentro do quadro que é apresentado há um conjunto de escolhas que podem ser feitas", acrescentou para sublinhar que o Orçamento é "um exercício de escolhas", ou seja, que podem ser realocadas verbas na despesa prevista.

O Governo prevê para 2022 um défice orçamental de 3,2%, depois dos 4,3% projetada para este ano, com um crescimento da economia a chegar aos 5,5% no próximo ano.

Em entrevista ao Negócios, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que a revisão em alta do crescimento económico, mantendo o valor do défice é um sinal da disponibilidade do Governo para acomodar medidas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio