pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Parlamento aprova criação de linha de apoio à tesouraria para micro e pequenas empresas

No início de 2021 vai ser criada uma linha de apoio à tesouraria para micro e pequenas empresas. Uma proposta do PEV aprovada esta segunda-feira no Parlamento no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021.

José Luís Ferreira, PEV
José Luís Ferreira, PEV Mariline Alves
23 de Novembro de 2020 às 16:22

Até ao final do primeiro trimestre de 2021, o Governo procede à criação e à respetiva regulamentação de uma linha de apoio à tesouraria destinada a providenciar crédito a micro e pequenas empresas, dotada de um montante até 750 milhões de euros. A medida resulta de uma proposta do PEV de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 e foi aprovada esta segunda-feira no Parlamento apenas com a abstenção do PSD, Chega e Iniciativa Liberal. Os restantes partidos votaram favoravelmente.

Um dos pontos da proposta, que previa que a taxa de juro da linha de apoio à tesouraria seria de 0%, foi no entanto rejeitado, com os votos contra do PS e abstenção dos restantes partidos. Assim, a taxa de juro terá posteriormente de ser regulamentada.

A proposta do PEV determina também que o reembolso do financiamento terá um prazo máximo de até dez anos, com 18 meses de carência de capital. Por outro lado, serão abrangidas pelo fundo de tesouraria as micro e pequenas empresas que se encontrem em situação de crise empresarial e que se comprometam a não reduzir o número de postos de trabalho que apresentavam em 1 de outubro de 2020 durante o período de um ano após a concessão do crédito.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio