Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Concurso para director-geral do Fisco abre esta quarta-feira

Os concursos para a substituição de António Brigas Afonso e de José Maria Pires abrem esta quarta-feira e estendem-se por dez dias úteis. O antigo director-geral do Fisco e o ex subdirector-geral para a Justiça Tributária saíram na sequência da polémica "lista VIP".

Bruno Simão
  • Assine já 1€/1 mês
  • 15
  • ...

A partir de amanhã e pelo prazo de dez dias úteis estarão abertos os concursos para o preenchimento de dois lugares de cúpula no Fisco: o cargo de director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e de subdirector-geral para a área da Justiça Tributária, duas cadeiras deixadas vagas em meados de Março na sequência da polémica em torno da "lista VIP" de contribuintes.

 

Os avisos de abertura dos concursos foram publicados esta terça-feira em Diário da República, dando precisamente dez dias úteis após a publicação para que os candidatos façam chegar as suas candidaturas à CRESAP.

 

Os requisitos concretos que os candidatos devem observar não constam do aviso publicado em Diário da República, que remete para a página electrónica da CRESAP, que, por seu turno, informa que toda a informação estará disponível a partir da meia-noite desta terça-feira, na sua página electrónica (www.cresap.pt).

 

Estão em causa os cargos deixados vagos por António Brigas Afonso e por José Maria Pires, que em meados de Março puseram os seus lugares à disposição devido à polémica "lista VIP".

 

Apesar de ser um dos cargos de maior relevância do Estado Central, os concursos anteriores não se revelaram especialmente disputados. No caso do Director-geral da AT, a primeira volta teve inclusivamente de ser repetida, pelo facto de o júri só ter encontrado dois candidatos de mérito (são precisos três para que a CRESAP faça uma selecção e proposta ao Governo).

 

Recentemente, João Bilhim, presidente da CRESAP, revelou que Helena Borges, que está temporariamente a substituir Brigas Afonso, estava entre os candidatos e que o seu perfil não se revelou com mérito suficiente para o lugar.  

Ver comentários
Saber mais Autoridade Tributária e Aduaneira CRESAP lista VIP
Mais lidas
Outras Notícias