pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Se tem recibos verdes já pode entregar declaração de IRS

Os trabalhadores independentes e titulares de outros rendimentos, que não trabalho por conta de outrem ou pensionista, já podem, desde 1 de Maio, entregar a declaração de IRS via internet. Têm até ao final deste mês.

Negócios 03 de Maio de 2014 às 11:00

A entrega da declaração do IRS para os trabalhadores independentes e titulares de outros rendimentos (como quem recebe rendas) já pode ser feita desde 1 de Maio. O prazo decorre até 31 de Maio, último dia do mês.

A entrega que é feita este ano é referente aos rendimentos de 2013. 

Os trabalhadores liberais ou empresários em nome individual podem optar pelo chamado regime simplificado para quem tenha vendas ou prestações de serviços até 150 mil euros.

Neste caso, no regime simplificado, não pode apresentar despesas relacionadas com a actividade, como se tivesse contabilidade organizada, como gastos com refeições, transportes, telecomunicações. Com referência aos rendimentos de 2013, os trabalhadores independentes, onde se incluem os recibos verdes, começaram a ter 75% do rendimento sujeito a imposto. Não podendo incluir despesas da actividade, o Fisco reconhece, no entanto, que 25% dos rendimentos são custos com a actividade.

Se consegue um volume anual superior a 150 mil euros, pode optar pela contabilidade organizada, sendo, neste caso, o rendimento colectável contabilizado pela diferença entre o que se factura e as despesas. Neste caso é necessário, ainda, recorreu a um técnico oficial de contas.

Antes de iniciar o preenchimento, reúna também os recibos de saúde, formação, educação e as outras despesas para deduções à colecta ou benefícios fiscais.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio