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Atendimento do cartão de cidadão reforçado na próxima semana

Nove novos espaços no Algarve, senhas com hora previsível de atendimento a partir das sete da manhã e atendimento online assistido nas próprias conservatórias para ajudar a renovações do cartão. O Ministério da Justiça anunciou um conjunto de medidas para descongestionar o atendimento.

Loja do Cidadão
Pedro Catarino/Cofina
Filomena Lança filomenalanca@negocios.pt 03 de Julho de 2019 às 16:26
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A partir da semana que vem abrem nove novos espaços de cidadão no Algarve em Ferragudo, Porches, Alcoutim, Martim Longo, Altura, Azinhal, Odeleite, Portimão e Olhão, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Justiça. A região, recorde-se, é uma daquelas que mais problemas tem registado no atendimento ao nível do cartão de cidadão.

 

Em Lisboa haverá igualmente medidas de contingência para a conservatória da Avenida Fontes Pereira de Melo e para o Campus de Justiça, onde as filas se sucedem diariamente. Assim, nestes dois postos de atendimento o horário de abertura passa a ser às sete da manhã para entrega de senhas com indicação da hora previsível de atendimento.

 

Por outro lado, também nestes dois locais, o Governo decidiu disponibilizar atendimento assistido para que, sendo possível, as pessoas que vão renovar o seu cartão de cidadão o possam fazer online, com apoio e sem terem de esperar na fila. Esta medida, assegura fonte oficial do Ministério de Francisca Van Dunem, "será brevemente alargada a todos os balcões do Instituto dos Registos e Notariado em que se justifique um descongestionamento da pressão de atendimento".

 

Renovação online ou senhas na net

Desde 20 de junho, recorde-se, passou a ser possível aos cidadãos com mais de 25 anos e com chave móvel digital ou leitor do cartão de cidadão renovarem online o seu documento de identificação.

 

Por outro lado, o pedido de renovação pode ser feito em alguns espaços de cidadão (36 na Área Metropolitana da Lisboa) ou por marcação. Recentemente, os serviços passaram a enviar, via SMS, alertas para a aproximação do fim do prazo de validade do cartão de cidadão, já com uma proposta de data e local para o agendamento.

 

Nas lojas de cidadão, caso das Laranjeiras, em Lisboa, é possível tirar a senha através da internet, no portal dos serviços públicos, o ePortugal.gov.pt . Neste caso, o utilizador será informado quando faltarem algumas senhas para a sua vez, o que significa que não terá, nem de ir de manhã cedo para a fila, nem de ficar depois lá à espera da sua vez.

 

O Ministério da Justiça garante que as medidas que tem vindo a tomar "já resultaram numa descompressão do atendimento" e que "regista-se uma diminuição significativa das filas de atendimento nos balcões do IRN da área metropolitana de Lisboa, nomeadamente na Conservatória da Av. Fontes Pereira de Melo, onde, em vários dias das últimas semanas, não ocorreu o encerramento antecipado de senhas, permitindo a disponibilização das mesmas durante todo o período de atendimento (9h às 19h)".

 

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