São Tomé e Príncipe em vias de sair do grupo de países mais pobres e vulneráveis

São Tomé e Príncipe pode em breve sair do grupo das nações mais pobres e vulneráveis do mundo, juntamente com Butão, Kiribati e Ilhas Salomão, anunciou na quinta-feira um dirigente da Organização das Nações Unidas (ONU).
Reuters
Lusa 16 de Março de 2018 às 00:50

O presidente do Comité das Políticas de Desenvolvimento (CDP, na sigla em Inglês), José António Ocampo, afirmou, em comunicado, na quinta-feira, que este é "um momento histórico", salientando que apenas cinco países - um dos quais Cabo Verde - saíram da categoria dos Países Menos Desenvolvidos (LDC, na sigla em Inglês), desde que foi instituída em 1971.

 

PUB

Estes quatro países aumentaram o poder de compra dos seus cidadãos e melhoraram o acesso aos cuidados de saúde e à educação, o que os tornam elegíveis para saírem do grupo dos LDC. 

 

Os Países Menos Desenvolvidos são avaliados por três critérios, a saber objectivos na saúde e educação; vulnerabilidade económica; e rendimento nacional bruto por pessoa.

PUB

 

Os países têm de cumprir dois dos três critérios em duas revisões trienais consecutivas do CDP para serem considerados elegíveis para saírem do grupo.

 

PUB

O CDP vai agora enviar a sua recomendação para o Comité Económico e Social, para que este a subscreva e envie para a Assembleia-Geral da ONU.

Pub
Pub
Pub