Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

José Eduardo dos Santos está nos cuidados intensivos

Estado de saúde do ex-Presidente de Angola agravou-se.

José Eduardo dos Santos de saída: Presidente de Angola desde 1979, José Eduardo dos Santos comunicou a decisão de não se candidatar às eleições de 2017, circunstância que abre caminho à sua sucessão. Ao que tudo indica, caso o MPLA vença o acto eleitoral marcado para Agosto do próximo ano, será substituído na liderança do país pelo actual ministro da Defesa, João Lourenço. É o fim de um ciclo de mais de quatro décadas que cria expectativas sobre o futuro de Angola, atendendo à forma como José Eduardo dos Santos sempre centralizou o processo de tomada de decisões.
.
Celso Filipe cfilipe@negocios.pt 23 de Junho de 2022 às 20:29
  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...
O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, encontra-se internado nos cuidados intensivos de uma unidade hospitalar em Barcelona, a cidade espanhola onde tem residido nos últimos tempos. 

A decisão foi motivada por um deterioramento do estado de saúde de José Eduardo dos Santos e a sua situação é considerada muito grave, soube o Negócios.

Eduardo dos Santos, após uma estada em Angola, regressou no passado dia 7 de março a Barcelona onde há vários anos recebe cuidados médicos.

Há cerca de um mês chegou a correr o rumor de que Eduardo dos Santos tinha falecido. Nessa mesma ocasião foi noticiada uma desavença entre a mulher do ex-Presidente angolano, Ana Paula dos Santos, e as filhas daquele, em particular Tchizé dos Santos e Isabel dos Santos. 

Ana Paula dos Santos tinha-se distanciado de Eduardo dos Santos após a saída deste da presidência angolana mas agora voltou a aproximar-se do seu marido, viajando para Barcelona e assumindo o controlo dos assuntos domésticos.

Nessa ocasião, Tchizé dos Santos denunciou "abusos" e "condicionamento da liberdade" em relação ao seu pai, que reside em Barcelona desde 2019, admitindo que a família lida com "um caso de polícia", que pode motivar uma queixa às autoridades espanholas.


"Nós, os filhos de José Eduardo dos Santos (…) os que, de facto, estamos a querer zelar pela segurança do nosso pai, pela integridade física e jurídica do nosso pai, estamos a sentir-nos impotentes e só vamos ter uma alternativa que é chamar as autoridades espanholas a intervir porque isto é um caso de polícia. A outra alternativa é levar ao conhecimento de todos os angolanos o que está a acontecer", disse em declarações então enviadas à agência Lusa.

Ver comentários
Saber mais José Eduardo dos Santos Angola Ana Paula dos Santos Tchizé dos Santos Isabel dos Santos
Outras Notícias