pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Inflação nos EUA sobe para 0,4% em dezembro, acima do esperado

O indicador preferido da Fed para medir a inflação mostra uma aceleração dos preços no final de 2025. Se continuar em janeiro, pode abrir caminho para menos cortes nos juros.

PCE nos EUA avança em dezembro.
PCE nos EUA avança em dezembro. Mariam Zuhaib / Associated Press
14:45

O índice de preços das despesas pessoais de consumo (PCE) dos EUA, o indicador favorito da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) para medir a inflação, avançou 0,4% em dezembro, de acordo com dados do Gabinete de Análise Económica do Departamento de Comércio. Já em termos anuais, o PCE aumentou 2,6%, o mesmo que em 2024. Excluindo os preços dos alimentos e energia (o chamado índice de preços subjacentes), o PCE subiu 2,8%.

O valor mensal ficou ligeiramente acima da média das expectativas dos 56 economistas ouvidos pela Bloomberg, que apontavam para 0,3%.

Na nota divulgada nesta sexta-feira, o gabinete estatístico americano sublinha ainda que os rendimentos pessoais dos americanos subiram 0,3%, em linha com as expectativas. 

O PCE é a principal referência do banco central americano para monitorizar a inflação do país, cuja meta é de 2%. Se a inflação continuar a acelerar poderá fortalecer a ideia de que a Fed não vai cortar juros até junho.

Esta tarde foram também divulgados dados do , abrandando face aos 2,8% de 2024 e aos 2,9% de 2023. O último trimestre de 2025 registou uma desaceleração acentuada, com a maior economia mundial a expandir-se apenas 1,4%, o que compara com os 4,4% dos três meses anteriores.

Notícia atualizada

Ver comentários
Publicidade
C•Studio