pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bloco propõe redução imediata de taxas de juro do crédito à habitação da CGD

Mariana Mortágua apresenta propostas do BE, na área da banca, para as legislativas
Mariana Mortágua apresenta propostas do BE, na área da banca, para as legislativas José Sena Goulão/Lusa
11 de Fevereiro de 2024 às 15:45

O Bloco de Esquerda propôs este domingo uma redução imediata das taxas de juro do crédito à habitação da Caixa Geral de Depósitos (CGD), até três pontos percentuais, estimando uma poupança até 200 euros mensais às famílias.

"Esta é uma proposta simples, sensata, exequível, que consegue fazer uma coisa que mais ninguém propõe neste país: que haja uma transferência direta entre os lucros astronómicos da banca e a redução da prestação do crédito à habitação", disse hoje a coordenadora nacional do BE, na apresentação da proposta na sede do partido, em Lisboa.

Segundo Mariana Mortágua, a Caixa Geral de Depósitos "pode reduzir imediatamente as prestações e a taxa de juro aplicada ao crédito à habitação para compra de habitação própria e permanente, até três pontos percentuais das taxas que estão a ser praticadas neste momento".

"Pode fazê-lo e, ainda assim, continuar a ter lucros positivos, respeitando os seus rácios de capital. Pode fazê-lo e com isso pode arrastar todo o mercado privado, contribuindo para uma redução das taxas de juro e um alívio no orçamento de quem tem crédito à habitação, que pode ir entre 100 e 200 euros, tendo em conta a prestação de cada família, o valor em dívida e o prazo", defendeu a líder bloquista.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio