pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Frente Comum avança para greve da Função Pública

A greve está marcada para 27 de Outubro, anunciou Ana Avoila, no final de uma reunião nas Finanças.

Ana Avoila Frente Comum
Ana Avoila Frente Comum Miguel Baltazar/Negócios
06 de Outubro de 2017 às 20:30

Os sindicatos da Frente Comum (CGTP) vão avançar com uma greve nacional da Função Pública a 27 de Outubro. A decisão foi anunciada pela coordenadora, Ana Avoila, no final de uma reunião no Ministério das Finanças.

Em causa está o orçamento do Estado do próximo ano. A Frente Comum exige aumentos de salários, descongelamento total das progressões a 1 de Janeiro, pagamento integral das horas extra e alargamento das 35 horas de trabalho a todos os funcionários. Nenhuma destas medidas está contemplada, nestes termos, na proposta oficial do Governo e não há até ao momento sinais de que o Executivo possa ceder a todas.

"Esta greve é para ser feita. Só não é feita se o Governo quiser", referiu Ana Avoila, sustentando que a proposta do Governo "defrauda as expectativas dos trabalhadores".

Será a segunda greve da Função Pública este ano e a terceira deste Governo. A primeira, logo em Janeiro de 2016, teve como objectivo pressionar o Governo a garantir as 35 horas, medida que entrou em vigor em Julho, excepcionando, no entanto, os trabalhadores com contrato individual de trabalho.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio