Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rui Rio quer ver Centeno no FMI

Em entrevista ao Observador, o presidente do PSD garante que apoiará sempre a candidatura de um português a cargos internacionais. Mário Centeno não será exceção.

Rui Rio
Negócios jng@negocios.pt 25 de Julho de 2019 às 09:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

O presidente do PSD, Rui Rui, apoia a possibilidade de Mário Centeno passar a liderar o FMI.

Em entrevista à Rádio Observador, Rui Rio afirma que, salvo raras exceções, apoiará sempre a candidatura de um português a um lugar de destaque internacional. Mário Centeno não é exceção.

"Salvo situações absolutamente extraordinárias, a regra é: eu apoio qualquer português que tenha condições para ocupar um cargo internacional de relevo", disse.

"Se um português, neste caso o professor Mário Centeno, tiver reais possibilidades de substituir Christine Lagarde no FMI, com certeza que tem o meu apoio", acrescentou.

O ministro das Finanças, que é também o ministro mais popular do Governo, tem sido apontado como um dos favoritos à liderança do FMI. Christine Lagarde sai oficialmente do Fundo a 12 de Setembro para assumir a presidência do Banco Central Europeu.

O primeiro-ministro, António Costa, que começou por referir que essa "é uma hipótese que não se pode deixar de considerar", deu no sábado a entender que vê com bons olhos essa possibilidade: "Quem sabe se não exercerá mesmo outras funções de grande dimensão". 

António Costa evoluiu da afirmação de que é "uma hipótese que não se pode deixar de considerar", feita na sexta-feira na Rádio Observador, para, no sábado, durante a convenção que aprovou o programa eleitoral socialista, mostrar que vê com bons olhos essa possibilidade: "Quem sabe se não exercerá mesmo outras funções de grande dimensão". 

A par de Centeno, Nadia Calviño, ministra das Finanças espanhola, Olli Rehn, agora governador do banco central finlandês, também foram referidos pela imprensa internacional como possibilidades para a liderança do Fundo.

Ver comentários
Saber mais Rui Rio Mário Centeno FMI ministro das Finanças
Mais lidas
Outras Notícias