A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dono da Ana Sousa é candidato pelo PSD em Barcelos

João Sousa, industrial da têxtil que detém a marca de vestuário com o nome da estilista, vai tentar resgatar a Câmara minhota ao PS, obrigado a trocar de cabeça de lista por causa do limite de mandatos.

DR
António Larguesa alarguesa@negocios.pt 05 de Abril de 2021 às 12:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

João Sousa, administrador da Flor da Moda, grupo têxtil que detém a marca Ana Sousa e fatura perto de 30 milhões de euros, vai ser o candidato do PSD à Câmara de Barcelos nas próximas eleições autárquicas.

 

O empresário de 64 anos, marido da estilista e cofundadora da empresa em 1981, concorre como independente nas listas social-democratas. Vai tentar resgatar a liderança do Executivo municipal minhoto, que nos últimos três mandatos esteve nas mãos do PS.

 

O atual presidente, Miguel Costa Gomes, que em 2019 esteve em prisão domiciliária no âmbito da Operação Teia – investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio de contratação pública –, está impedido de avançar por ter atingido o limite legal.

 

Para substituir este antigo presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), os socialistas escolheram o advogado Horácio Barra. O atual líder da Assembleia Municipal já tinha sido candidato em 2005, tendo na altura perdido para Fernando Reis (PSD).

 

A escolha do PS envolveu alguma turbulência – um outro destacado militante a nível local, o ex-vereador Alexandre Maciel, chegou a avançar publicamente –, mas não tanta como a gerada no seio do PSD, motivando seis demissões na estrutura concelhia do partido. Em aberto está ainda uma coligação com o CDS-PP.

 

O presidente da distrital laranja, Paulo Cunha (autarca de Famalicão), disse à Lusa que vai propor a Rui Rio a aprovação do nome de João Sousa, admitindo que "foi um processo difícil". "O PSD é muito forte em Barcelos, mas está afastado do poder há 12 anos e tem agora uma vontade muito vincada de reassumir a liderança dos destinos do concelho", acrescentou.

Ver comentários
Saber mais política eleições autárquicas PSD indústria têxtil João Sousa PS Miguel Costa Gomes justiça
Outras Notícias