Lucros da Glintt Global disparam mais de 50% para 3 milhões até junho
Os lucros da Glintt Global, tecnológica portuguesa detida em 75% pela Associação Nacional de Farmácias, aumentaram 50,4% no primeiro semestre do ano, ascendendo a 3,02 milhões de euros, graças sobretudo à melhoria na margem operacional.
PUB
Em comunicado, enviado esta quinta-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa indica que o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu 11,2 milhões de euros, refletindo uma subida de 6,8% face aos primeiros seis meses de 2023.
Esse crescimento é atribuído essencialmente à melhoria na margem EBITDA (relação entre resultado operacional e a receita líquida) - de 17,2% para 18,4% - "fruto do forte empenho na obtenção de maior eficiência operacional e da melhor adequação da oferta comercial aos clientes".
PUB
Já o volume de negócios consolidado da tecnológica especializada no setor da saúde manteve-se quase inalterado, atingindo 61,1 milhões de euros, traduzindo uma subida de 0,1% face ao primeiro semestre do ano passado. Mas a dinâmica foi distinta dentro e fora de portas: no mercado internacional, essencialmente em Espanha, a faturação cresceu 5,2%, enquanto no nacional diminuiu 2,3%.
Decompondo o volume de negócios também se encontram diferenças ao nível da evolução de desempenho entre a componente de prestação de serviços e a de vendas: A primeira registou um recuo de 1,5%, enquanto a segunda um avanço de 4,4% em termos homólogos. Para o crescimento das vendas entre janeiro e junho contribuiu, segundo a empresa, não só o mercado internacional, mas também a boa performance no mercado nacional, com um incremento na instalação de robôs e venda de equipamentos hospitalares e de infraestruturas.
PUB
A 30 de junho, a dívida líquida do grupo era na ordem dos 29,6 milhões de euros, traduzindo uma redução de cerca de 8 milhões face a 31 de dezembro do ano passado.
A Glintt renovou, no início do ano, a sua identidade corporativa, passando a designar-se Glintt Global, um chapéu sob o qual figuram duas submarcas: a Glintt Life para o mercado da saúde (presente nos hospitais e nas farmácias em Portugal e em Espanha) e a Glintt Next para o mercado das indústrias especializadas, como telecomunicações, serviços financeiros, energia e administração pública e que corporiza a consultora
PUB
tecnológica multissectorial.
Perspetivando o ano, a Glintt Global diz que espera "manter um crescimento sustentado no que respeita ao volume de negócios, ao EBITDA e ao resultado líquido", deixando ainda a nota de que "a sólida posição de tesouraria e um nível de endividamento moderado sustentam um equilíbrio financeiro que permitirá aproveitar oportunidades de investimento, caso surjam".
PUB
Em 2023, o volume de negócios da tecnológica aumentou 6,7% para 120,2 milhões de euros, o EBITDA subiu 8,4% para 20 milhões e os lucros cresceram 25,3% para 4,03 milhões.
Saber mais sobre...
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas tecnologia Glintt GlobalMais lidas
O Negócios recomenda