Vendas de carros elétricos aceleram com Tesla como "motor"
As vendas de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos em Portugal quase duplicaram nos primeiros nove meses deste ano. A chegada do Model 3 da Tesla impulsionou este segmento, que contraria a quebra global do mercado automóvel nacional.
1.º Tesla

2.º Nissan

3.º Renault

4.º BMW

5.º Hyundai

6.º Jaguar

7.º Smart

8.º Volkswagen

9.º Audi

10.º Kia

As vendas da Tesla em Portugal eram um "segredo" bem guardado até este ano, quando a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) passou a divulgar os dados da empresa liderada por Elon Musk. E bastou meio ano para que a fabricante norte-americana alcançasse a liderança no segmento.
Após apenas 15 unidades vendidas em janeiro, as vendas da Tesla aceleraram a partir do segundo mês do ano, altura em que se iniciaram as entregas do Model 3, o automóvel mais barato da gama da empresa. Em fevereiro já foram vendidas 109 unidades, número que cresceu para 355 no mês seguinte. No final do semestre a Tesla já era líder em Portugal, destronando a Nissan.
A marca nipónica, líder do segmento no ano passado, continua a ter o modelo mais vendido do segmento: o Leaf.
Face ao final do ano passado, o número de marcas com oferta nos ligeiros de passageiros totalmente elétricos subiu de dez para 13, mas a Citroën e a Peugeot apenas venderam uma unidade cada nos primeiros nove meses do ano, enquanto a Mercedes-Benz entregou cinco veículos.
A Renault, com o modelo Zoe, é a terceira marca mais vendida, seguida da BMW, Hyundai e Jaguar.
Mais lidas