BPI vende 200 milhões em malparado e imóveis à Tilden Park Capital
O BPI vendeu 200 milhões de euros em crédito malparado e imóveis ao fundo norte-americano Tilden Park Capital Management. Uma operação que já tinha sido anunciada pelo banco em julho, na apresentação dos resultados semestrais.
PUB
"O Banco BPI concretizou hoje a venda de uma carteira de créditos não produtivos (non performing loans) e ativos imobiliários a fundos e sociedades geridos pela entidade norte-americana Tilden Park Capital Management LP, após a conclusão de um processo de venda competitivo", de acordo com um comunicado divulgado esta quarta-feira, 20 de novembro, pelo BPI. Segundo o banco, esta carteira tinha um valor bruto total de cerca de 200 milhões de euros, referentes a aproximadamente 1.800 contratos de créditos e 120 imóveis. "Com esta operação o Banco BPI alcançará, no final do ano, um nível de ativos não produtivos (non performing assets) inferior a 3,5%, o mais baixo do setor financeiro português", adianta a instituição financeira. Foi em julho que o Pablo Forero, CEO do BPI, adiantou que se estava a preparar
"São 200 milhões de crédito com colateral de empresas", detalhou o gestor, acrescentando que o processo estaria já "numa fase muito avançada" e que contava com "sete ou oito interessados que já apresentaram ofertas sem compromisso".
PUB
Os bancos portugueses estão, de forma transversal, a apostar na venda de portefólios de ativos tóxicos, de maneira se libertarem deste "peso". Também o Novo Banco concluiu entretanto a alienação do projeto "Nata 2", uma das mais maiores carteiras alguma vez transacionadas em Portugal, mas também do "Sertorius" e "Albatros".
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda