Novo Banco com lucro recorde de 640 milhões de euros até setembro
O Novo Banco registou lucros de 638,5 milhões de euros entre janeiro e setembro, o que representa uma subida de 49% em relação ao período homólogo, indica um comunicado enviado esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O aumento é explicado com a margem financeira — "A margem financeira totalizou 831,2 milhões de euros, reflexo da melhoria da taxa de juro média dos ativos que superou o aumento do custo de financiamento", indica o Novo Banco.
PUB
Um aumento que beneficia da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que tem tornado mais caro o custo do crédito para as famílias e empresas. O Novo Banco refere uma "evolução favorável das taxas ativas": 3,98%, mais do dobro no período homólogo, 1,79%. Esse indicador, refere o banco, "mais que compensou as taxas passivas mais elevadas".
Quanto às comissões, ficaram pelos 217,1 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma subida de 0,7% face ao período homólogo.
PUB
A carteira de empréstimos chegou aos 26,7 mil milhões de euros até setembro. O crédito às empresas caiu quase 2% para 14 mil milhões, enquanto o crédito às famílias subiu quase 3% para 12 mil milhões. Já o crédito ao consumo cresceu mais de 7% para 1,5 mil milhões de euros.
No comunicado, o presidente da comissão executiva do Novo Banco sublinha que "no terceiro trimestre o banco continua a apresentar fortes resultados". "Além de rentável, tem capacidade de geração de capital" e "um balanço sólido e de elevada liquidez", refere Mark Bourke.
PUB
(Notícia atualizada às 07:34)
Mais lidas
O Negócios recomenda