pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Abanca deixa cair operação com o EuroBic

O Abanca e o EuroBic estavam, desde o início do ano, em negociações. Mas ambas as partes não conseguiram chegar a acordo para concluir a operação que estava em curso. A informação foi avançada pelo Eco e entretanto confirmada pelo Negócios.

Teixeira dos Santos
Teixeira dos Santos Lusa
16 de Junho de 2020 às 17:17

O Abanca prepara-se para deixar cair o negócio de compra do EuroBic, uma informação avançada pelo Eco e que foi entretanto confirmada pelo Negócios. As negociações entre os galegos e Isabel dos Santos e Fernando Teles, acionistas do banco, decorriam desde o início do ano, no seguimento do processo que ficou conhecido como "Luanda Leaks". 

Oficialmente, fonte oficial do Abanca diz que a instituição financeira "está a preparar uma comunicação oficial sobre o ponto de situação do negócio que será conhecida brevemente". Contactado, ainda não foi possível obter um comentário do banco liderado por Teixeira dos Santos. 

Conforme apurou o Negócios, ambas as partes não conseguiram chegar a acordo no sentido de concluir a operação. De acordo com o Eco, na base das divergências estará o resultado da "due diligence" realizada nas últimas semanas e os efeitos da pandemia nos resultadosdo banco. Estes dois efeitos, avança o jornal, terão levado o Abanca a apresentar uma proposta inferior àquela que foi feita, de carácter não vinculativo, no momento da assinatura do memorando de entendimento. A proposta inicial terá rondado os 240 milhões de euros. 

Foi no arranque do ano que o banco anunciou que Isabel dos Santos, que detém uma participação de 42,5%, iria sair do capital do EuroBic, "com vista a salvaguardar a confiança na instituição". Uma decisão que foi tomada depois de 

a investigação do consórcio internacional de jornalistas, que ficou conhecida como "Luanda Leaks", ter revelado que a conta da Sonangol no EuroBic, em Lisboa, terá sido "esvaziada" em 24 horas, passando de ter 57 milhões de dólares para um saldo negativo de 450 mil euros. 

A posição da empresária no banco chegou a ter seis propostas, tal com o Negócios avançou. O Abanca, liderado por Juan Carlos Escotet, "chairman", e pelo CEO Francisco Botas, foi logo indicado como um dos interessados. Além da venda da participação de Isabel dos Santos, estava também em cima da mesa a alienação dos 37,5% detidos por Fernando Teles. 

a investigação do consórcio internacional de jornalistas, que ficou conhecida como "Luanda Leaks", ter revelado que a conta da Sonangol no EuroBic, em Lisboa, terá sido "esvaziada" em 24 horas, passando de ter 57 milhões de dólares para um saldo negativo de 450 mil euros. 

(Notícia atualizada com mais informação.)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio