Banca tranquila com fim das moratórias
A maior parte dos bancos não está a registar incumprimentos nos pagamentos, depois do fim das moratórias, a 30 de setembro.
O setor bancário está a reagir com tranquilidade ao fim das moratórias, adianta a edição desta manhã do Dinheiro Vivo, não tendo registado uma avalanche de casos de incumprimento, após a data de 30 de setembro, apontada pelo Governo para o regresso ao pagamento dos créditos.
"Consideramos que o número de casos identificados é gerível", indicou o Santander. "O banco preparou a saída das moratórias com antecedência. Foram desenvolvidos modelos preditivos que permitem estimar a resiliência financeira dos particulares e negócios em moratória".Já a Caixa Geral de Depósitos recebeu 2.500 pedidos de reestruturação de créditos de famílias, com o presidente executivo do banco, Paulo Macedo, a considerar-se mais otimista do que há um ano. Por sua vez, o BPI assume que "à data de 30 de junho de 2021, 98% das moratórias no BPI estavam em situação regular", não fornecendo dados posteriores. Também o BCP relegou para o final de outubro uma atualização sobre o fim das moratórias.
Mais lidas