Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Zeinal Bava: "Em sã consciência não sabia das aplicações" na Rioforte

Zeinal Bava garante que não sabia das aplicações na Rioforte. Nem tinha de saber, assumiu. E garante que a PT Portugal só tomou conta da tesouraria da PT a 5 de Maio de 2014.

A carregar o vídeo ...
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 26 de Fevereiro de 2015 às 18:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 20
  • ...

O ex-presidente da PT, que está a ser ouvido no Parlamento, assumiu de viva voz que não sabia das aplicações na Rioforte, apesar de ser presidente da PT Portugal. "A minha dedicação era à PT Portugal, muito pouco, e à Oi".

A maior parte do tempo estava no Brasil. 

 

Zeinal Bava garantiu aos deputados que "saindo da PT SGPS, eu não tinha de saber o que acontecia na PT SGPS. Não tinha de saber. Não guardo qualquer memória que me tivesse sido transmitida qualquer informação de qualquer aplicação após a data da minha saída. Em sã consciência não sabia das aplicações. Não tinha de saber".

 

O responsável repetiu que não devia sequer saber por uma questão de conflitos de interesse. É que na fusão acabou por estar do outro lado da SGPS. "Qualquer processo de fusão é complexo e crispado". 

 

Zeinal Bava, numa fase mais afirmativa da comissão, garante que a PT Portugal só teve responsabilidade da gestão de tesouraria a partir de 5 de Maio de 2014. Houve preparativos no sentido de fazer essa transição, na área de sistemas de informação, mas "essa transição só aconteceu a partir de 5 de Maio". Zeinal Bava garante que ainda a PT Finance, onde estava a maior parte da dívida da Rioforte (697 milhões de euros), estava na SGPS e nem fazia parte da "cash pooling" (conta única). 

 

"A PT finance não fazia parte do cash pooling. Era detida pela SGPS, reportava à SGPS. Nem fazia parte desse cash pooling porque era empresa estrangeira". A transferência da tesouraria centralizada para a PT Portugal, "leia-se Oi", só aconteceu a 5 de Maio, quando integrou a Oi.

Ver comentários
Saber mais PT Portugal Zeinal Bava PT SGPS PT Finance telecomunicações BES
Mais lidas
Outras Notícias