Banca & Finanças BCP já tem "luz verde" do regulador polaco para comprar Euro Bank

BCP já tem "luz verde" do regulador polaco para comprar Euro Bank

A autorização da autoridade da concorrência na Polónia era uma das condições para que este negócio ficasse concluído.
BCP já tem "luz verde" do regulador polaco para comprar Euro Bank
Rita Atalaia 03 de janeiro de 2019 às 17:59

A autoridade da concorrência polaca já deu o "ok" à compra do Euro Bank, a unidade do Société Générale na Polónia, ao Bank Millennium. Esta era uma das condições para se concluir este negócio que vai custar 428 milhões de euros à instituição financeira detida pelo BCP.

 

De acordo com a Bloomberg, o Bank Millennium, detido em 50,1% pelo banco liderado por Miguel Maya, vai praticamente duplicar o portefólio de crédito ao consumo através da compra da unidade do Société Générale.

 

Esta aquisição vai ainda dar acesso a 1,4 milhões de clientes num país com 38 milhões de habitantes. Quanto aos balcões, o Millennium juntará as suas 359 agências às 501 do Euro Bank, tornando-se no quinto maior banco da Polónia.

 

Este negócio foi anunciado a 5 de novembro e o BCP prevê que se traduza num acréscimo dos resultados, já considerando os custos de integração. A transação é, de acordo com o banco, "uma aplicação lucrativa dos excessos de capital e de liquidez do Bank Millennium", que deverá incrementar os resultados do Bank Millennium em 26% já a partir de 2021.

 

Para Miguel Maya, CEO do BCP, "esta aquisição é realizada num mercado com elevado potencial de crescimento, tendo sido analisada com o máximo detalhe dada a relevância que a gestão rigorosa do capital e dos riscos de negócio assumem para a comissão executiva do BCP".

Nesta corrida à unidade polaca do Société Générale, o Bank Millennium teve de competir com o Crédit Agricole, o Santander e com o polaco Alior.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI