CEO do Mediobanca prepara demissão enquanto Monte dei Paschi assume controlo
A saída de Alberto Nagel e do restante conselho da instituição financeira deverá ser anunciada na reunião agendada para 18 de setembro.
O conselho de administração do Mediobanca já estará a preparar a sua saída da liderança do banco italiano. A notícia é avançada pelo Financial Times, que diz ainda que o CEO, Alberto Nagel, deverá anunciar a decisão na reunião do "board" agendada para 18 de setembro.
De acordo com o jornal britânico, Nagel também poderá convocar uma reunião de investidores já no final de outubro para nomear novos membros do conselho de administração, de modo a refletir uma potencial mudança de controlo.
A demissão acontece durante o processo de compra por parte do rival Banca Monte dei Paschi di Siena (MPS), que a semana passada ultrapassou o nível mínimo de 35% de aceitação que definiu na Oferta Pública de Aquisição do Mediobanca. O MPS vai agora procurar obter mais de 50% do capital do concorrente.
O CEO afirmou, na semana passada, que a oferta do MPS continua a ser "inadequada" e continuava "sem fundamento setorial". No entanto, dados oficiais mostram que acionistas que representam cerca de 46% do capital social do Mediobanca aceitaram a oferta do rival italiano.
O Financial Times adianta, no entanto, que não há uma decisão final por parte de Nagel ou do conselho, e a situação ainda pode mudar.
No mês passado, o Mediobanca não obteve o apoio necessário dos investidores para a proposta de aquisição do braço de gestão de património da seguradora Generali, o Banca Generali, e os acionistas optaram por aceitar a oferta maior do MPS.
Mais lidas