Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governador Mário Centeno é acionista do Benfica e da Galp

A declaração de interesses enviada ao BCE mostra que o presidente do Banco de Portugal e ex-ministro das Finanças é acionista de sete empresas cotadas: Benfica SAD, Galp, Pharol, NOS, REN, Navigator e Martifer.

#15 - Mário Centeno
Negócios jng@negocios.pt 04 de Janeiro de 2021 às 09:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

Mário Centeno não tem nenhuma conta de depósito com mais de 100 mil euros num dos grandes bancos supervisionados diretamente pelo Banco Central Europeu (BCE), mas é acionista de sete empresas portuguesas.

 

Estes dados, citados pelo Expresso, constam da declaração de interesses assinada a 21 de setembro de 2020, que o novo presidente do Banco de Portugal teve de entregar no BCE. Não revelam qualquer posição em empresas não cotadas em bolsa.

 

Sem referir o número de ações ou a quantia investida, este documento mostra que o antigo ministro das Finanças é detentor de ações da SAD do Benfica – houve até buscas no Ministério por ter pedido bilhetes para o camarote do estádio da Luz – e também da Galp, Pharol (antiga PT) NOS, REN, Navigator e Martifer.

 

No cargo desde julho de 2020, o sucessor de Carlos Costa, que não tinha declarados investimentos em ações, recusou comentar eventuais condicionamentos ao seu trabalho como supervisor, assim como detalhar a data destes investimentos ou de outros que tivesse em empresas do setor financeiro antes trocar de cargo.

 

Fonte oficial do Banco de Portugal disse apenas ao semanário que "todo o procedimento de preenchimento e publicação da referida declaração de interesses foi objeto de prévio acompanhamento e validação por parte dos órgãos do Banco de Portugal e do BCE competentes pelas matérias da ética e da conduta".

A 22 de dezembro, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento, Mário Centeno referiu também que, na sua atuação como governador do Banco de Portugal, "não houve identificação de nenhum conflito de interesse em relação às [suas] funções anteriores".

Ver comentários
Saber mais mário centeno banco de portugal bce finanças bolsa benfica galp Pharol NOS REN Navigator Martifer
Outras Notícias