pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Isabel Guerreiro assume liderança do Santander em Portugal

Pedro Castro e Almeida passa para o cargo de diretor de risco do grupo Santander.

Isabel Guerreiro Banco Santander
Isabel Guerreiro Banco Santander Pedro Catarino
10:56

Isabel Guerreiro é a nova presidente executiva (CEO) do Santander em Portugal. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo banco, depois de o . A nomeação tem efeitos a partir de 1 de março.

Já o até aqui CEO do Santander, Pedro Castro e Almeida, vai assumir as funções de diretor de risco do grupo Santander.

Isabel Guerreiro ocupava até agora a vice-presidência do Santander Portugal. A entidade bancária diz que esta nomeação é uma clara aposta na estratégia de "crescimento e inovação" do banco no mercado português. Isabel Guerreiro torna-se na primeira mulher à frente de um dos grandes bancos do sistema financeiro nacional.

Com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro e com ligação ao Santander, já foi responsável pela área digital do banco Santander na Europa e já teve uma passagem de seis anos pelo Santander na Polónia. Desde 2019 que faz parte da comissão executiva do Santander Portugal, sendo responsável pelas áreas de transformação digital e retalho.

A executiva é licenciada em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico (IST), tem um MBA do INSEAD e formações complementares nas universidades de Standford, Harvard e Wharton, segundo a nota biográfica que acompanha a divulgação da nomeação.

"A Isabel é uma líder com provas dadas e amplamente respeitada, que personifica a cultura do Santander, com uma forte ambição de melhoria contínua e um elevado compromisso, ano após ano, de servir com consistência as suas equipas, clientes, acionistas e a sociedade", comenta em comunicado Ana Botín, presidente executiva do banco Santander, em comunicado.

Já sobre a mudança de Pedro Castro e Almeida, a líder do banco diz que "o conhecimento profundo que o Pedro tem dos negócios do grupo e a sua abordagem disciplinada ao risco fazem dele a escolha certa para liderar a função de risco".

Pedro Castro e Almeida foi o CEO do Santander em Portugal nos últimos sete anos, tendo ingressado no banco em 1993.

(Notícia atualizada às 11:09 horas com mais informação)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio