Lone Star terá recebido ofertas do BPCE e CaixaBank pelo Novo Banco
Apesar das duas propostas, a opção de entrada em bolsa não está excluída, avança a Bloomberg. Decisão preliminar poderá ser tomada ainda esta semana.
- 3
- ...
A Lone Star recebeu duas ofertas pelo Novo Banco, uma do grupo bancário francês BPCE e outra dos espanhóis do CaixaBank, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg. A agência refere ainda que, além das duas propostas, a colocação de ações em bolsa através de uma oferta pública inicial (IPO) ainda é uma possibilidade.
A agência adianta também que a decisão preliminar sobre a venda direta ou a IPO pode ser tomada já esta semana, de acordo com as fontes. Representantes do BPCE, do CaixaBank e da Lone Star recusaram comentar.
A Lone Star detém uma participação de 75% no Novo Banco, enquanto o Estado português, através de entidades que incluem o Fundo de Resolução, detém os restantes 25%. A JB Capital avaliava num relatório em março a instituição bancária portuguesa num valor entre 5,5 mil milhões e 7 mil milhões de euros.
A possibilidade de venda do Novo Banco ao grupo espanhol CaixaBank causou reservas junto do governo português. O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, manifestou-se contra esta possibilidade, uma vez que colocaria cerca de metade do sistema bancário português em mãos espanholas.
A eventual oferta do grupo BPCE (Banque Populaire and Caisse d’Epargne), o segundo maior grupo bancário francês, poderá reduzir as preocupações do Executivo quanto à excessiva concentração do sistema bancário nacional em investidores de um só país.
Contudo, a opção de entrada em bolsa está ainda em cima da mesa. Na semana passada, foi aprovada pelos acionistas a necessária alteração estatutária para a eventual IPO, cujo prospeto está em avaliação na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), devendo a autorização surgir em breve.
Mais lidas