pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Os três livros que Ricardo Salgado citou aos deputados

Ricardo Salgado citou três livros na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a crise financeira de 2008 nos Estados Unidos para argumentar porque o Governo deveria ter apoiado o GES para evitar o colapso do BES. Conheça-os.

09 de Dezembro de 2014 às 17:00

O antigo presidente do BES defendeu que o governo e o Banco de Portugal podiam ter ajudado a evitar o colapso do banco. Em vez disso, "o BES foi forçado a desaparecer". Para ilustrar os seus argumentos referiu três livros que leu recentemente.

"Stress Test: Reflections on Financial Crises", de Timothy Geithner

Os três livros que Ricardo Salgado citou aos deputados

Tim Geithner foi secretário de Estado do Tesouro americano no governo de Barack Obama entre 2009 e 2013. Era antes presidente da Reserva Federal de Nova Iorque, onde participou nos processos de resgate do Bear Sterns e da AIG. E também na decisão de não socorrer o Lehman Brothers.  No livro "Stress Test: Reflections on Financial Crises", publicado em Maio deste ano,  Tim Geithner faz uma reflexão sobre os acontecimentos que mergulharam os EUA na maior crise económica desde a Grande Depressão e as medidas tomadas para recuperar o país, defendendo as opções tomadas então pelo governo. Ricardo Salgado lembrou que Tim Geithner deu a mão ao Bank of America, ao Citi, à Fannie Mae, à Freddy Mac e à AIG. E que o governo americano ajudou ainda a GM e a Chrysler.

Os três livros que Ricardo Salgado citou aos deputados

"On the Brink", de Henry Paulson

Henry Paulson foi secretário de Estado do Tesouro americano entre 2006 e 2009. O seu primeiro livro, "On the Brink", oferece também uma reflexão sobre os principais acontecimentos da crise financeira e a intervenção do governo no resgate a várias instituições financeiras. "O Tim [Geithner, então presidente da Reserva Federal de Nova Iorque] e eu sabíamos que a falência da AIG teria um efeito devastador, levando a que muitas outras instituições falhassem", relata o antigo CEO da Goldman Sachs.  

Os três livros que Ricardo Salgado citou aos deputados

"The Shifts and the Shocks: What We've Learned—and Have Still to Learn—from the Financial Crisis", de Martin Wolf

O livro do jornalista britânico e principal comentador de assuntos económicos do Financial Times analisa as causas da crise financeira e as razões porque as principais economias têm sido incapazes de por em marcha uma recuperação robusta. A elevada taxa de desemprego em alguns países europeus é uma das evidências citadas. "Esta análise perspicaz da crise financeira levanta a questão de como se pode mudar um sistema político corrompido", escreveu o The Guardian sobre o livro. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio