Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Peso das compras online em Portugal aumenta desde início da pandemia

O peso das compras online no total das compras dos portugueses aumentou desde o primeiro caso confirmado de covid-19 no país. O valor médio das compras também subiu 6%.

Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 31 de Março de 2020 às 14:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Com o encerramento de grande parte dos estabelecimentos comerciais, os portugueses recorrem mais ao comércio online, indicam os dados divulgados esta terça-feira pela SIBS. E o montante médio das compras no e-commerce aumentou 6%, passando de 37,5 euros por compra para 39,7 euros.

 

A SIBS indica que na semana de 23 a 30 de março registou-se uma quebra no número de compras online, que diminuiu 30 pontos face à média registada antes da confirmação do primeiro caso de infeção com o novo coronavírus em Portugal. Nas lojas físicas o decréscimo ascende a 56 pontos base, fruto do encerramento de estabelecimentos e das restrições à circulação de pessoas.

 

O relatório mostra ainda que o MB Way tem reforçado a sua posição nas compras online, tendo subido 20 pontos na semana finda a 30 de março face à semana anterior.

 

Nas lojas físicas, o valor médio das compras passou de 34,7 euros antes do primeiro caso de covid-19 para 38,8 euros, um incremento de 12%.

 

As compras físicas são cada vez mais dedicadas aos super e hipermercados e farmácias e parafarmácias, representando já 58% das compras realizadas no país na última semana, valor que compara com 39,4% antes do início da pandemia.

 

A entidade liderada por Madalena Cascais Tomé nota ainda que "em virtude do atual contexto, que tem originado o regresso de muitos portugueses ao país, verifica-se uma tendência de redução de compras efetuadas por portugueses no estrangeiro, que em quatro semanas se reduziram a menos de 1/3 do valor, face à média registada antes da confirmação do primeiro caso de covid-19 registado em Portugal".

 

O impacto é ainda mais acentuado no número de compras de estrangeiros em Portugal, que "teve uma fortíssima redução de 85 pontos face à média inicial".

Ver comentários
Saber mais Portugal SIBS consumo mbway compras online e-commerce covid-19
Mais lidas
Outras Notícias