Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ulrich: Proposta de Isabel dos Santos "não era boa" para BPI

O BPI rejeitou vender 10% do BFA à empresária angolana. A separação entre BPI e os seus activos africanos é ainda uma hipótese, que será votada pelos accionistas. 

A carregar o vídeo ...
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 27 de Janeiro de 2016 às 18:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A proposta de compra de 10% do BFA por parte da empresária angolana Isabel dos Santos não era positiva para a instituição que lidera, disse Fernando Ulrich,. "O conselho de administração analisou os vários aspectos e considerou que não era uma boa solução para a situação que o BPI tem de resolver", disse na conferência de imprensa de apresentação de resultados.

 

"Não foi uma razão específica, foi uma apreciação global. Foram tidos vários factores internos e externos", disse o presidente executivo do Banco BPI, sem fazer maiores esclarecimentos.

 

Isabel dos Santos, através da Unitel, propôs-se a adquirir uma posição de 10% no Banco de Fomento de Angola ao BPI para que este passe a ter menos de 50% do capital e, assim, não ser penalizado pelo facto de a supervisão em Angola não ser considerada equivalente à europeia. O banco português recusou esta proposta.

 

Questionado sobre se esta decisão foi tomada depois de uma posição do Mecanismo Único de Supervisor sobre a proposta da Unitel, Ulrich não fez comentários. Diz apenas que "um banco está em permanente consulta e troca com o seu supervisor" e que "o BPI não é excepção".

 

Cisão continua marcada

 

Com o não à proposta de Isabel dos Santos, o BPI continua com um problema em mãos: tem, até Março, para resolver a exposição em excesso a Angola. E a proposta da gestão de Ulrich é uma: separar os activos da actividade doméstica dos activos africanos, colocando-os numa outra empresa não controlada pela Unitel.

 

"Essa separação está sujeita à autorização da Unitel" (parceira do BPI no BFA), disse Fernando Ulrich. A empresa angolana já se mostrou contra esta opção (daí que tivesse avançado com a proposta de compra de 10%). 

Ver comentários
Saber mais Banco BPI BPI Isabel dos Santos BFA
Mais lidas
Outras Notícias