I'M dos irmãos Martins põe fim a "casamento" de 18 anos com Mota-Engil na Martifer
A I'M SGPS, detida pelos irmãos Carlos e Jorge Martins, denunciou o acordo parassocial celebrado com a Mota-Engil na Martifer, indicou esta segunda-feira a Martifer em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
PUB
O acordo parassocial em causa foi assinado em maio de 2007 e previa, nomeadamente, que ambos os acionistas concertassem o voto em "matérias para as quais a lei exija deliberação dos acionistas tomada por maioria qualificada".
A "holding" dos irmãos Martins indica que a denúncia do acordo parassocial foi feita a 22 de abril, pelo que esta produzirá efeitos "decorridos que sejam 30 dias a contar daquela data".
PUB
A I'M SGPS detém uma participação de 48,09% na Martifer, enquanto a Mota-Engil controla 37,5%. No entanto, a estrutura acionista da Martifer vai ser substancialmente alterada, assim que seja concretizado o acordo anunciado em outubro do ano passado, em que os irmãos Martins vendem metade da sua participação (24%) à Visabeira.
Concluída esta operação, a Mota-Engil passará a ser o maior acionista, enquanto a I'M e a Visabeira terão cerca de 24% cada.
A Martifer fechou o exercício de 2024 com lucros de 23 milhões de euros, o resultado mais elevado dos últimos 15 anos.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda