Dono da Telhas Cobert vende o seu negócio por 26,5 milhões de euros
A companhia espanhola Uralita vendeu a totalidade do seu negócio de telhas em Espanha e Portugal ao seu sócio alemão Brass Monier por 26,5 milhões de euros.
A Uralita anunciou esta segunda-feira, 3 de Novembro, ao regulador do mercado de Espanha, a venda da totalidade do seu negócio de telhas em Espanha e Portugal ao seu sócio alemão Brass Monier por 26,5 milhões de euros. A operação será formalizada nas próximas semanas segundo adianta a própria companhia.
O grupo, controlado pela família Serratosa, opera no mercado espanhol com o nome de Tejas Cobert e já tinha o grupo alemão como sócio. Materializado o acordo, previsto para antes do próximo mês de Janeiro, Brass Monier passará a ser o titular de toda a actividade operacional do negócio ibérico de telhas. O grupo Uralita possui seis fábricas na Península Ibérica e exporta os seus produtos para mais de 50 países.
A Telhas Cobert, filial lusa do grupo, é uma das empresas líder em Portugal no sector das telhas e acessórios para telhados. A empresa conta com três unidades produtivas no nosso país, sendo duas de telha cerâmica no Outeiro da Cabeça e a terceira de peças cerâmicas em São Francisco, no concelho de Torres Vedras.
Pela sua parte, a Uralita manterá algumas propriedades imobiliárias que não serão afectadas pela adquisição, segundo indicou a companhia à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários espanhola (CNMV). Tejas Cobert obteve no passado exercício de 2013 uma facturação de cerca de 32,1 milhões de euros, assim, no mesmo ano voltou a gerar um EBITDA – resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações - positivo.
Por outro lado, o fabricante alemão de coberturas sublinhou em comunicado que com esta adquisição espera reforçar a sua posição no continente europeu. Do mesmo modo, Brass Monier confia numa recuperação a médio prazo no mercado deste produto, tanto em Espanha como em Portugal.
Mais lidas