pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Novo Banco e BCP colocam à venda 128 milhões de dívida do Sporting

Novo Banco e BCP já contrataram um banco de investimento para venderem a dívida da SAD do Sporting, que se encontra sob a forma de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC). Os créditos sobre a SAD dos "leões" ronda os 128 milhões de euros.

21 de Maio de 2021 às 13:17

Os bancos credores da Sporting SAD pretendem desfazer-se da dívida da sociedade anónima desportiva dos "leões", que ascende a cerca de 128 milhões de euros, segundo as contas da SAD do primeiro trimestre do atual exercício, avança esta sexta-feira a Bloomberg.

Novo Banco e Millennium bcp terão já contratado o banco de investimento Rotschild para a colocação da dívida, que se encontra sob a forma de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), refere a agência de notícias citando fontes próximas do processo.

Contactados pela Bloomberg, Novo Banco, BCP e Rotschild recusaram comentar o assunto.

Em outubro de 2019, a SAD assinou com os dois bancos um acordo de reestruturação que procedeu à alteração dos termos da opção de compra dos VMOC, tendo sido fixado um preço unitário de 0,30 euros por VMOC, o que corresponde a um "desconto" de 70% na dívida.

Então, segundo comunicou a SAD do clube de Alvalade, "o Grupo Sporting procedeu à regularização de todas as obrigações pecuniárias vencidas, encontrando-se assim em cumprimento perante os bancos".

A SAD do Sporting garantiu uma maior folga financeira com a conquista do título de campeão nacional este ano, após 19 temporadas de "jejum", que garante a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões, com um encaixe de cerca de 25 milhões de euros.

Os valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis (VMOC) são valores mobiliários de um tipo específico. Estes títulos, que têm uma duração limitada no tempo, obrigam as sociedades emitentes a entregar aos investidores, na data pré-fixada, uma determinada quantidade de ações ou obrigações. É esta obrigatoriedade de entrega de ações ou obrigações que leva a que sejam designados de valores convertíveis. No caso de VMOC relativos a ações, os investidores tornam-se detentores de capital do emitente na altura em que expira a emissão e que se procede à entrega dos títulos acordados. No caso da Sporting SAD, isto significa que em 2026, data em que expiram as emissões de VMOC já realizadas, o Novo Banco e o BCP tornam-se accionistas, se não houver recompra dos títulos pelo clube.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio