Um quinto dos portugueses coloca Portugal nas meias-finais do Europeu
Cerca de um quinto dos portugueses acredita que o desfecho mais provável do europeu é uma classificação entre o terceiro e quarto lugar para a seleção nacional. Só 13% acreditam no bi-campeonato.
Os portugueses acreditam que Portugal é capaz de chegar às 'meias' do campeonato europeu de futebol, que é disputado este verão em estádios de vários países. Apenas 13% julgam que a seleção nacional seja capaz de repetir a proeza da última edição, mas estão otimistas para uma fase de grupos disputada frente à Alemanha, França e Hungria.
A conclusão é de uma sondagem realizada pela Intercampus para o Negócios e CM/CMTV, que perguntou a 609 pessoas, distribuídas por todo o território nacional, até onde seria Portugal capaz de chegar no euro 2020 (que devido à pandemia foi adiado para 2021). Cerca de 20%, a maior fatia, acredita que o final mais provável é entre o terceiro e quarto lugar. A segunda hipótese mais assumida pelos inquiridos é que Portugal se fique pelos quartos de final, com 17% das respostas. Mas, logo a seguir, está a repetição do que aconteceu na última edição do torneio, com 13% dos inquiridos a antecipar uma vitória da seleção nacional na final e o bi-campeonato europeu - um feito apenas conseguido até agora pela equipa espanhola, que venceu as edições de 2008 e 2012. Curiosamente, há mais portugueses a considerar uma vitória portuguesa no torneio do que uma derrota na partida derradeira, já que apenas 11,7% respondeu "final". Mas uma coisa é certa, a maioria dos portugueses está confiante no plantel liderado pelo selecionador nacional, Fernando Santos, e apenas 9,4% - a menor fatia dos inquiridos - duvida que a seleção nacional seja capaz de ultrapassar a "primeira fase", ou fase de grupos, onde Portugal defronta as seleções da FICHA TÉCNICA Objetivo: Universo: Amostra: Seleção da amostra: Recolha da Informação:
A segunda hipótese mais assumida pelos inquiridos é que Portugal se fique pelos quartos de final, com 17% das respostas. Mas, logo a seguir, está a repetição do que aconteceu na última edição do torneio, com 13% dos inquiridos a antecipar uma vitória da seleção nacional na final e o bi-campeonato europeu - um feito apenas conseguido até agora pela equipa espanhola, que venceu as edições de 2008 e 2012.
Curiosamente, há mais portugueses a considerar uma vitória portuguesa no torneio do que uma derrota na partida derradeira, já que apenas 11,7% respondeu "final".
FICHA TÉCNICA
Os trabalhos de campo decorreram de 7 a 13 de Abril de 2021.
Margem de Erro:
Mais lidas