Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Clientes pedem à EDP mais tempo para pagar (Jornal de Negócios) A EDP está a registar “de forma significativa” um aumento dos acordos especiais de pagamento, segundo Jorge Cruz Morais, administrador da eléctrica.
Por 150 milhões, negócio é melhor para a Prisa que para a PT (Jornal de Negócios) A Portugal Telecom (PT) corre o risco de vir a pagar demasiado pela participação de 30% na Media Capital. É esta a opinião expressa pela generalidade dos analistas face ao valor de referência próximo dos 150 milhões de euros já noticiado para aquela participação, que avaliam a totalidade da empresa em perto de 500 milhões.
Finanças criam nova alternativa aos certificados de aforro (Diário Económico) O Ministro das Finanças apoia uma emissão de dívida pública aberta aos particulares, que pode vir a fazer concorrência aos certificados de aforro. Os especialistas aplaudem a medida.
Autoeuropa mantém trabalhadores mas corta produção (Diário Económico) A fábrica continua disponível para aplicar o pré-acordo laboral em vez do ‘lay-off’. O futuro passa por conquistar um quarto modelo para a fábrica.
Ministério Público deduziu acusação contra cinco antigos gestores do BCP (Público) Os cinco ex-administradores, entre os quais se conta Jorge Jardim Gonçalves, são acusados dos crimes de manipulação de mercado, burla qualificada e falsificação de contabilidade.
Portugal regressa à cauda da zona euro depois da crise (Público) A seguir à crise internacional, Portugal poderá estar destinado a mais um período longo de divergência com o resto da Europa. De acordo com as previsões ontem apresentadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, depois de este ano se contrair 4,5 por cento (melhor que os 4,8 por cento da zona euro), Portugal vai voltar a divergir dos seus parceiros logo em 2010 e registará, nos sete anos seguintes, um desempenho médio bastante pior que o resto da zona euro.
Trabalhadores da Autoeuropa perdem 350€ com 'lay-off' (Diário de Notícias) Administração da fábrica de Palmela vai aplicar dez dias de 'lay-off' no último trimestre do ano, o que, segundo a Comissão de Trabalhadores, implicará, para os trabalhadores, um prejuízo muito superior ao que teriam se tivessem votado o pré-acordo.
WestWind quer parque eólico no Alentejo (Diário de Notícias) A WestWind Energia está a avaliar a hipótese de construir, até 2012, um parque eólico no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, num investimento estimado entre 65 e 104 milhões de euros.
Mais lidas