Berardo detido em operação da PJ por burlas em financiamentos pela CGD. Decorrem 50 buscas
Joe Berardo foi esta manhã de terça-feira detido no decorrer de uma operação da Polícia Judiciária por burlas em financiamentos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos.
Estão em curso estão cerca de 50 buscas no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal no processo Caixa Geral Depósitos. De acordo com a nota do Ministério Público decorrem "20 domiciliárias, 25 não domiciliárias, três a estabelecimentos bancários e uma a escritório de advogado, tendo ainda sido emitidos dois mandados de detenção."
As buscas decorrem em vários locais, incluindo Lisboa, Funchal e Sesimbra.
"No inquérito investigam-se matérias relacionadas com financiamentos concedidos pela CGD e outros factos conexos, suscetíveis de configurar, no seu conjunto e entre outros, a prática de crimes de administração danosa, burla qualificada, fraude fiscal qualificada, branqueamento e, eventualmente, crimes cometidos no exercício de funções públicas".
As buscas estão ser executadas pela Polícia Judiciária, com a intervenção de 138 elementos, acompanhados de 9 magistrados do Ministério Público, 7 Juízes de Instrução Criminal e 27 inspetores da Autoridade Tributária.
Nesta investigação, o DCIAP é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ e pela Autoridade Tributária, contando, ainda, com a colaboração de um perito em prática bancária.
Mais lidas