Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Charles Schwab cria gigante da corretagem online com compra da TD Ameritrade

A norte-americana Charles Schwab já fechou o acordo para comprar a rival TD Ameritrade por 26 mil milhões de dólares, num movimento que cria uma gigante no setor da corretagem online, que está avaliado em 5 biliões de dólares.

Bloomberg
Negócios jng@negocios.pt 25 de Novembro de 2019 às 12:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Charles Schwab acordou a compra da totalidade da rival TD Ameritrade por 26 mil milhões de dólares, ou 48,50 dólares por ação, o que representa um prémio de 19% face ao preço do fecho da sessão do dia 20 de novembro, anunciaram as empresas.

O negócio já tinha sido noticiado a semana passada mas só hoje é oficial, já que ambas as companhias só agora chegaram a acordo para uma fusão que pode representar um ponto de viragem no setor, numa altura em que muitas empresas vão conquistando espaço no mercado com preços mais apelativos e sem comissões de negociação. 

A fusão entre a Schwab e a TD Ameritrade vai permitir que o novo "player" líder do mercado corte custos, gere novas fontes de receitas e melhore a plataforma para os clientes. 

A operação é efetuada através de uma transação em ações (os acionistas não recebem dinheiro) e surge numa altura em que os bancos tradicionais de Wall Street estão a apostar forte em plataformas online de negociação de títulos. É o caso do Morgan Stanley, UBS e Bank of America, que não querem ficar para trás neste mercado em forte crescimento e que tem sido marcado por uma descida de comissões cobradas aos clientes.

 

Com este negócio, Joe Ricketts, fundador da TD Ameritrade, pode juntar 500 milhões de dólares à sua fortuna avaliada em 2,4 mil milhões de dólares. Já o fundador da Charles Schwab pode ver a sua fortuna aumentar em 700 milhões de dólares para mais de 9 mil milhões.

 

Outros vencedores com esta aquisição são a Toronto-Dominion Bank, que possui 43% da TD Ameritrade, e a seguradora canadiana Sun Life Financial Inc, com uma posição de 3,9%.

A Generation Investment Management LLP, empresa de investimento fundada pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, detinha uma participação de 2% na Schwab, no final do terceiro trimestre.

É esperado que o acordo seja fechado no segundo semestre de 2020. Hoje, na pré-abertura dos mercados norte-americanos, as ações da TD Ameritrade sobem 2,4%, para 49,26 dólares, enquanto que as ações da Schwab valorizam cerca de 1% para 48,64 dólares.  

Ver comentários
Saber mais Charles Schwab Ameritrade TD Ameritrade corretoras aquisições fusões EUA
Outras Notícias