Luísa Bastos de Almeida e Marta Brandão vencem prémios Dona Antónia
A actual assessora diplomática de Cavaco Silva e a jovem arquitecta minhota receberam os galardões referentes a 2013, promovidos pela Sogrape Vinhos e pelos herdeiros de Dona Antónia.
Luísa Margarida de Carvalho Bastos de Almeida, 64 anos, é a grande vencedora do Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira 2013. A diplomata de carreira, licenciada em Filologia Germânica e que há dois anos trocou a embaixada na Turquia para desempenhar as funções de assessora para as Relações Internacionais do Presidente da República, venceu na principal categoria, de "Consagração de Carreira".
A vencedora da 26.ª edição, que foi divulgada esta quarta-feira, 16 de Julho, em Vila Nova de Gaia, sucede assim a Maria do Carmo Fonseca, professora catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e directora do Instituto de Medicina Molecular, que há um ano recebeu a distinção referente a 2012. O júri deste prémio promovido pela Sogrape Vinhos e pelos herdeiros de Dona Antónia é composto por sete elementos e presidido por Artur Santos Silva.
Na edição deste ano, o prémio que começou a ser atribuído em 1989 passou a distinguir também uma mulher na categoria "Revelação". E a primeira galardoada é a arquitecta Marta Brandão, nascida em 1985 em Viana do Castelo, que entre 2008 e 2012 trabalhou como colaboradora dos aclamados arquitectos Jacques Herzog e Pierre de Meuron em Basileia, na Suíça.
Criadora da marca MIMA House, que se destacou na simplificação e democratização do acesso à arquitectura de autor, a jovem premiada criou recentemente com Mário Rebelo de Sousa a linha de mobiliário MIMALISM, cuja colecção está já a ser vendida e será apresentada em Setembro na feira Maison&Objet, em Paris. Na área da investigação, ainda segundo o currículo divulgado, Marta Brandão "explora o tema da complexidade de concepção, execução e gestão de edifícios multifuncionais de grande escala, com foco na habitação, associando o estudo da complexidade arquitectónica com os mecanismos financeiros e jurídicos que lhe estão implícitos".
Mais lidas