pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Millenium instala sistema para combater roubos na rede ATM

O Millennium bcp está a instalar na sua rede ATM (Automated Teller Machine) um sistema inovador de tintagem que, quando accionado, marca de forma irreversível o objecto de roubo: as notas que estão dentro das máquinas, avançou hoje a instituição financeir

21 de Fevereiro de 2007 às 16:01

O Millennium bcp está a instalar na sua rede ATM (Automated Teller Machine) um sistema inovador de tintagem que, quando accionado, marca de forma irreversível o objecto de roubo: as notas que estão dentro das máquinas, avançou hoje a instituição financeira, em comunicado.

Este sistema visa "combater os ataques cada vez mais ousados e violentos que se têm registado contra as ATMs. Trata-se de um mecanismo automático, de características reactivas e, como tal, independente do tempo de actuação das autoridades policiais em situações de ataque, que procura dissuadir a prática do roubo, ao tornar inutilizável o dinheiro existente nas máquinas", refere a mesma fonte.

O sistema de tintagem do Millennium bcp é um modelo já utilizado em outros mercados europeus, com as soluções de software necessárias ao cumprimento das exigências do Banco de Portugal e da SIBS, a entidade que gere a rede nacional de máquinas Multibanco.

Quando uma máquina ATM sofrer um forte impacto ou quando houver uma tentativa de arrombar o respectivo cofre, o sistema de tintagem mancha as notas com tinta, inutilizando o dinheiro. Sendo um sistema completamente integrado nas ATMs, não representa nenhum perigo para os utilizadores, estando o sistema desenhado de forma a garantir que nunca seja dispensada uma nota tintada.

Dado que as notas tintadas não serão dispensadas pelas ATMs, qualquer nota que se apresente com manchas de tinta não deve ser aceite nem pelos comerciantes nem pelo público em geral, devendo as mesmas serem apresentadas nos balcões do Banco de Portugal ou às autoridades policiais.

O Millenium BCP acredita "que os ataques de arrombamento ou furto das ATMs irão diminuir de forma significativa, a par com o sucedido nos países onde este tipo de solução já se encontra implementado", conclui.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio