Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nooyi abandona liderança da Pepsi 12 anos depois

Aquela que foi a primeira mulher a liderar a Pepsi vai abandonar o cargo já no próximo mês de Outubro. Sucede-lhe Laguarda.

13 – Indra Nooyi, presidente executiva da PepsiCo
Negócios jng@negocios.pt 06 de Agosto de 2018 às 14:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Indra Nooyi estava à frente da Pepsi há 12 anos, e foi a primeira mulher a consegui-lo. Vai afastar-se da posição em Outubro mas mantém-se como chairman até 2019. Ramon Laguarta sucede-lhe e será o sexto a assumir este cargo na história da empresa.

"Tive tempos maravilhosos no papel de CEO, mas chega a um ponto que dizes que é um acto responsável preparar uma transição ordeira e deixar alguém tomar a liderança", avançou Nooyi, de acordo com a Bloomberg. Isto, com a justificação que um CEO deve ter "pernas fortes" para aguentar a corrida, que, o caso de Nooyi, já foi longa. "Quero que outra pessoa com pernas fortes e uma visão aguçada para liderar esta empresa", disse.

O mandato de Indra Nooyi quebrou com duas "normas" de uma só vez: foi não só a primeira mulher a gerir a Pepsi como também a primeira a fazê-lo depois de ter nascido em território estrangeiro. "Criada na Índia, nunca imaginei que tivesse a oportunidade de liderar uma empresa tão extraordinária", declarou a líder demissionária, citada pela CNBC.

Nooyi abandona o cargo numa altura em que a unidade da Pepsi na América do Norte está a estagnar, dada a redução no consumo de refrigerantes. Durante os 12 anos na empresa, Nooyi teve a preocupação de acrescentar bebidas mais saudáveis e snacks a um portefólio que inclui, por exemplo, a marca Cheetos.


O sucessor


Ramon Laguarta já está na Pepsi há 22 anos, tendo ascendido à posição de presidente no ano passado. Esteve, até agora, encarregue da supervisionar as operações a nível global, a estratégia, políticas públicas e relações com o Governo. Antes, foi responsável pelos mercados europeu e África subsariana. É originário de Barcelona e trabalhou na Chupa Chups até transitar para a Pepsi.

Ver comentários
Saber mais Blomberg Ramon Laguarta Indra Nooyi presidente Pepsi CEO Growing up India extraordinary company CNBC América do Norte Cheetos Governo Barcelona África Chupa Chups
Outras Notícias