pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Programa Apoiar distribuiu 923 milhões

O programa do Estado ajudou à liquidez de 56 mil empresas afetadas pela pandemia. Cerca de 70% dos fundos concentraram-se em Lisboa e na região Norte, enquanto o Algarve viu 25% de todas as empresas ai sediadas receber apoios.

restauracao esplanada restaurante covid fechados encerramento restriçoes take away entrega comida em casa
restauracao esplanada restaurante covid fechados encerramento restriçoes take away entrega comida em casa Luís Vieira
21 de Maio de 2021 às 11:45

Entre dezembro de 2020 e 31 de março deste ano o Programa Apoiar financiou 56 mil empresas em Portugal com 923 milhões de euros a fundo perdido. Alojamento e restauração concentraram mais de metade das verbas enquanto um quarto das empresas algarvias foi ajudada.

Os dados são da Informa D&B que esclarece ainda que 83% das entidades apoiadas eram microempresas dependentes da circulação e proximidade de pessoas. O setor mais apoiado foi o alojamento e restauração responsável por 41% das empresas e 52% do montante total.

Dentro da restauração foram apoiadas 12 mil empresas, que correspondem a 44% do subsetor, e 26% de todos os cafés e pastelarias, quase 6 mil.

As empresas do comércio a retalho constituíram 19% de todas as empresas apoiadas e amealharam cerca de 14% dos 923 milhões. Sensivelmente a mesma quantia foi distribuída entre operadores de "serviços gerais" que contabilizaram 17% das empresas apoiadas no total, enquanto as empresas dos transportes recolheram cerca de 4% dos fundos correspondendo a 7% das empresas ajudadas. Os restantes setores de atividade, que perfazem 16% das empresas, receberam 16% dos fundos.

Fora do alojamento e restauração, o subsetor mais apoiado foi o dos transportes terrestres com 4.135 empresas, mas o subsetor mais coberto pelos apoios foi o dos serviços turísticos, que viu 37% das empresas receber apoios a fundo perdido, tendo esta percentagem elevada beneficiado de "muitas empresas de pequena dimensão de transporte individual de passageiros" associadas ao TVDE e outros pequenos serviços turísticos.

Por regiões, as empresas algarvias foram as que mais recorreram ao Programa Apoiar – mais de um quarto recebeu apoios (25,4%). Ainda assim, face à densidade empresarial na Área Metropolitana de Lisboa e na zona Norte do país estas regiões concertaram 70% das empresas apoiadas, com 70% dos fundos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio