Bruxelas dá “luz verde” a japoneses na Galp GND
A Comissão Europeia aprovou a entrada dos japoneses da Marubeni Corporation e da Toho Gas na Galp Gás Natural Distribuição. O anúncio foi feito por Bruxelas esta sexta-feira, 14 de Outubro.
PUB
"A Comissão concluiu que a operação projectada não suscita preocupações de concorrência porque não cria novas sobreposições entre as actividades das empresas. A operação foi examinada no âmbito do processo de fusão simplificada", informou.
A japonesa Marubeni Corporation vai ficar com uma participação no capital da empresa de gás da petrolífera portuguesa. A Galp garante que esta operação permite "cristalizar valor".
PUB
"A Galp Energia, através da sua subsidiária Galp Gas & Power, chegou a acordo com um consórcio liderado pela Marubeni Corporation para estabelecer uma parceria no negócio de infraestruturas reguladas de gás natural da Galp", informou a petrolífera em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O negócio foi conhecido em Julho, quando a Galp comunicou ao mercado que financiar-se em 700 milhões de euros, "de forma a reembolsar os empréstimos accionistas existentes actualmente, de 568 milhões de euros".
PUB
O acordo previa a aquisição por parte do consórcio japonês de 22,5% do capital social da Galp Gás Natural Distribuição por 138 milhões de euros, a que se juntava a partilha de determinados direitos no governo desta sociedade que gere redes de distribuição de energia.
Saber mais sobre...
Saber mais Comissão Europeia Marubeni Corporation Toho Gas Galp Gás Natural Distribuição Bruxelas Galp Energia CMVM economia negócios e finanças energia grandes empresasMais lidas
O Negócios recomenda