Energia Apenas a Dinamarca não depende do petróleo exterior na UE. Portugal depende a 100%

Apenas a Dinamarca não depende do petróleo exterior na UE. Portugal depende a 100%

Quase todos os Estados-membros da União Europeia são dependentes do petróleo externo para o consumo interno, incluindo Portugal. A Dinamarca é a exceção.
Apenas a Dinamarca não depende do petróleo exterior na UE. Portugal depende a 100%
Bloomberg
Tiago Varzim 28 de agosto de 2019 às 10:42
87% do consumo interno de petróleo na União Europeia, em 2017, tinha origem externa, de acordo com os dados publicados esta quarta-feira, 28 de agosto, pelo Eurostat.

Isto significa que a taxa de dependência de importações de petróleo é praticamente total (100%) em grande parte dos Estados-membros. É isso que acontece em Portugal, na Letónia e no Luxemburgo. 

A dependência de importações de petróleo é calculada como o rácio das importações líquidas de petróleo (importações menos as exportações, se as houver) no consumo de petróleo no território em causa, incluindo a vertente marítima.

A acumulação de reservas de petróleo (portanto, comprar sem consumir) leva o rácio de alguns países para lá dos 100%. É o caso da Estónia (115%), de Malta (104%), da Eslovénia, da Bulgária e de Chipre. 

Contudo, também há alguns países que são menos dependentes do petróleo exterior. É o caso da Croácia (77%), da Roménia (61%) e do Reino Unido (35%). 

No caso da Dinamarca, o rácio é negativo (-4%), ou seja, a economia dinamarquesa não é dependente do petróleo exterior. Pelo contrário, o país exporta esta matéria-prima.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI